Quando se fecha os olhos e se olha para dentro de si , o universo se expande...

13/07/2010

Um pouco sobre o Apartheid


Com a promoção da África do Sul nesta copa, não podia deixar de falar um pouco sobre a história muito recente deste país.
Publico também algumas fotos que comprovam o absurdo.
O texto abaixo não é meu, é um pequeno resumo de fatos que pesquisei.

A segregação racial na África do Sul teve início ainda no período colonial, mas o apartheid foi introduzido como política oficial após as eleições gerais de 1948. A nova legislação dividia os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor", e "indianos")[1], segregando as áreas residenciais, muitas vezes através de remoções forçadas. A partir de 1958, os negros foram privados de sua cidadania, tornando-se legalmente cidadãos de uma das dez pátrias tribais autônomas chamadas de bantusões, quatro das quais se tornariam estados independentes de fato. À essa altura, o governo já havia segregado a saúde, a educação e outros serviços públicos, fornecendo aos negros serviços inferiores aos dos brancos.

O apartheid foi implementado por lei. As restrições a seguir não eram apenas sociais mas eram obrigatórias pela força da lei.
Aos negros eram proibidos diversos empregos, sendo-lhes também vetado empregar brancos. Não-brancos não podiam manter negócios ou práticas profissionais em quaisquer áreas designadas somente para brancos. Cada metrópole significante e praticamente todas as regiões comerciais estavam dentro dessas áreas.
Os negros, sendo um contingente de 70% da população, foram excluídos de tudo, menos uma pequena proporção do país, a não ser que eles tivessem um passe, o que era impossível, para a maioria, conseguir.
 A implementação desta política resultou no confisco da propriedade e remoção forçada de milhões de negros.
 Um passe só era dado a quem tinha trabalho aprovado; esposas e crianças tinham que ser deixadas para trás.
Esse passe era emitido por um magistério distrital confinando os (negros) que o possuíam àquela área apenas. Não ter um passe válido fazia um negro sujeito à prisão imediata, julgamento sumário e "deportação" da "pátria". Viaturas da polícia que continham o símbolo sjambok da polícia vasculhavam a "área branca" para enquadrar os negros "ilegais".


A terra conferida aos negros era tipicamente muito pobre, impossibilitada de prover recursos à população forçada a ela. As áreas de negros raramente tinham saneamento ou eletricidade.


Os hospitais eram segregados, sendo os destinados a brancos capazes de fazer frente a qualquer um do mundo ocidental e os destinados a negros, comparativamente, tinham séria falta de pessoal e fundos e eram, de longe, limitados em número. As ambulâncias eram segregadas, forçando com que a raça da pessoa fosse corretamente identificada quando essas eram chamadas. Uma ambulância "branca" não levaria um negro ao hospital. Ambulâncias para negros tipicamente continham pouco ou nenhum equipamento médico.

































Então depois de muita luta e muito sofrimento, finalmente o Apartheid desabou, deixando para trás um rastro de vergonha e pobreza que a Africa do Sul irá levar muitos anos para superar.
 
Mas uma grande vitória já foi conquistada e aqui vai a imagem dela:
 
 

Foi neste país, sujeito as maiores discriminaçãoes raciais, que todas as nações do mundo se encontraram de igual para igual, se enfrentando da forma mais bonita que o homem poderia lutar: através do esporte.

Apesar de toda a brutalidade que o homem promove sobre si mesmo, acredito que exista uma evolução. Lenta, mas profunda.
Talvez um dia viveremos em um mundo de paz, perdão, igualdade e respeito.


E disto também sai arte: