Quando se fecha os olhos e se olha para dentro de si , o universo se expande...

14/09/2010

Ensinando cultura para as crianças

Outro dia (domingo...) estava zapeando na tv, desta vez rapidamente, e tive a sorte de assisitr uma parte de um programa infantil chamado: ABZ do Ziraldo. Um programa novo transmitido aos domingos pela Tv Brasil e apresentado pelo próprio Ziraldo.
Fiquei até emocionada com a qualidade do programa, a simplicidade e a curiosidade que provoca nas crianças (e nos adultos por que saí dali e fui correndo procurar um livro pra ler). O programa acaba envolvendo todo mundo, por que adultos também são crianças grandes.
Ele fala de livros, imaginação, pintura e juntamente com as crianças convidadas entrevista autores de livros infantis. E olha que as crinças perguntavam coisas bem mais interessantes do que certas loiras apresentadoras.
Ali eu senti as crianças, ou pequenos adultos, sendo tratadas com inteligência, criatividade e amor.

"A idéia do programa é estimular a leitura. Colocar todo mundo pra ler, de A a Z. Estudar é muito importante, mas ler é mais importante que estudar. Acho bom um programa de fim de semana, de entrevista, porque aí tem muita coisa pra eu conversar com as crianças e com os adultos, ficando diferente da programação tradicional de domingo das outras emissoras." Ziraldo

Se idéias, iniciativas e espaços como estes fossem mais comuns, tenho certeza que viveríamos um mundo melhor.
A Dona Xuxa e sua gangue que me perdoem, mas já fizeram estrago demais para muitas gerações.
Graças a Deus eu sou do tempo do Balão Mágico...

Tem uma entrevista bem legal com o Ziraldo neste site:

http://www.tvbrasil.org.br/saladeimprensa/noticia_050.asp