Quando se fecha os olhos e se olha para dentro de si , o universo se expande...

30/07/2010

A inspiração da amizade

Que coisa mais humana e bonita é a amizade.
Você passa meses ou anos sem falar com uma pessoa e de repente, o destino te coloca novamente em contato com ela e é como se o tempo não tivesse passado.
Tem amigos que moram longe, amigos que moram perto, amigos que não voltam mais, amigos que não queremos mais. Mas mesmo destes últimos eu sinto saudade. Não dá pra apagar as recordações de uma boa amizade e também de pensar nas coisas que este amigo poderia ter contribuído em nossa vida e nós na dele. É indiscutível a diferença que fazemos na vida um do outro.
De qualquer forma, se afastar também pode ser um gesto de amizade.
Parece que as maiores amizades que tive ficaram no passado ou vieram dele.
Precisamos de muito tempo para que uma nova amizade se forme do mesmo modo que uma antiga. Veja meu importantíssimo calculo:
Se eu conheci minha melhor amiga aos 14 anos, diminuo da minha idade e tenho 19 anos de amizade. Se eu somar estes dezenove anos a minha idade atual e fizer um bom amigo hoje, só terei este mesmo "tipo" de amigo aos 52 anos. O quê me parece valer a pena.
Claro que a partir de agora, este novo amigo não irá me ver fazer tanta estupidez (ou não)e falar tanta bobagem como o antigo viu (e continuou meu amigo!).
Sinto que a ligação com o nosso passado é o elo mais importante em uma longa amizade por que meu amigo é meu historiador e testemunha ocular de mim mesma. Ele lembra direitinho quem eu era e das besteiras que eu fazia. Ele sabe direitinho o que eu pensava, o que eu queria, se eu imitava mesmo a Madonna, por quem me apaixonei no ginásio, os pactos de amizade... ele é o único que pode realmente falar alguma coisa sobre mim que não seja a versão de meus pais.
Amigos...fazem falta, inspiram, me fazem lembrar de mim mesma, das boas coisas do passado.
É uma pena o mundo ser tão grande eles estarem tão separados de mim.
Mas, para meu consolo e inspiração, num mundo tão grande e fértil como este, vamos ver o lado positivo de viver num grande mundo, é bom ir plantando novas sementes de amizade e a vida sempre se encarrega de nos enviar pessoas maravilhosas para dividir bons e maus momentos. Hoje e sempre.
Coisa mais piegas ficar falando de amizade né, é dia do amigo hoje?
Não é não, é só saudade mesmo...

Disse Platão:



 " Quem conhece a si mesmo não tem medo, não alimenta raiva, não perde tempo em revides aos ofensores, não costuma mentir, não faz coleção de preocupações passageiras, não acaricia o ódio, não se enerva por simples notícias e não fala mal da vida alheia!...Para tudo e todos tem o mesmo estar, tem o mesmo amor."