Quando se fecha os olhos e se olha para dentro de si , o universo se expande...

03/10/2010

Bienal do livro de Curitiba

Este mês está acontecendo a Bienal do livro de Curitiba no Shopping Estação.
Ainda não estive lá mas tenho até medo...
Medo por que adoro livros e medo por que não são baratos.
Por quê os livros tem que ser tão caros? Será que é para fazer uma espécie de "apartheid" cultural entre ricos e pobres? Se não for, me desculpe mas é o que acontece. E é ridículo.
Estes dias encomendei um livro de uma editora. Achei um pouco caro mas por ser algo que realmente me interessava, paguei o preço sem ter visto o livro. Quando fui buscar, não passava de um livrinho numa edição super simples que não deveria custar mais de 20 reais. Paguei quase 40 reais.
Não menosprezo o conteúdo do livro (que ainda não tive tempo de ler) mas o que eu estava comprando eram apenas folhas simples de papel impresso simplérrimo. A menos que fosse um papel especial, com tintas especiais, estas edições lindas que existem por aí eu até concordo em pagar mais. Mas não era o caso.
Será que alguém pensou em perguntar isso a algum candidato as eleições de hoje? Será que algum candidato pensou nisso e elaborou algum projeto para a distribuição democrática da cultura e do saber?
Eu não vi. E também não perguntei pois só agora pensei nisso.
Quem se importa com a leitura e com a cutura é uma minoria que não pesa muito na contagem dos votos.
Depois falamos em educação. Como falar em educação sem falar em livros?
Como disse o Ziraldo, a leitura é mais importante que a educação.
Quero deixar bem claro que valorizo as obras e as idéias dos autores e a importância de suas obras. Falo aqui do custo da matéria prima, de incentivos fiscais, distribuição, subsídios, enfim, coisas que poderiam fazer com que o custo fosse menor para o leitor e assim podermos ter um país de leitores e não somente uma parcela que tem condições de pagar os altos preços das livrarias.