Quando se fecha os olhos e se olha para dentro de si , o universo se expande...

17/06/2010

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral.  Mulher, inteligente, charmosa,extravagante, talentosa, rica, ultrapassou os limites artisticos e sociais da época em que viveu e que garante ainda hoje, quase quarenta anos após sua morte, um lugar de destaque no cenário artístico mundial.
Estudou arte na Europa, se envolveu nos mais importantes movimentos artísticos nacionais.
Não vou aqui fazer um cronograma da vida e obra desta mulher.
 Quero apenas dizer que tinha um talento impressionante e que pelo que me parece, não teve medo de se expor e contrariar os padrões que determinavam a sociedade e a estética da época.
Por mais que ela tivesse dinheiro suficiente para comprar muitas galerias e se fazer desta forma, seu talento falou muito mais alto.
Escrevo hoje sobre Tarsila em homenagem a uma outra Tarsila que segurei na terça feira durante o jogo do Brasil. Ainda não sabemos o que o futuro reserva para esta nova Tarsila, seu nome foi bem escolhido, seus pais foram bem escolhidos, seu país de nascimento foi bem escolhido, e esperamos ansiosamente para reconhecer seu talento e personalidade, para que possa fazer ainda mais diferença neste mundo.

Abaporu


                                                  Estação de Ferro Central do Brasil
O ovo ou Urutu       


Um beijo para a Tarsila!

5 comentários:

  1. Linda homenagem!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. que surpresa boa! com certeza a "minha" Tarsila saberá dessa homenagem e com certeza também terá um futuro tão brilhante quanto a Tarsila em que foi inspirada.

    ResponderExcluir
  3. É Bárbara, tua Tarsilinha está com tudo!!!

    ResponderExcluir

Para pessoas de opinião e sem vergonha de expressar o que pensam, aqui está seu espaço democrático...